domingo, 15 de março de 2009

DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL NA CRIANÇA

A escola desenvolve sim papel muito importante no desenvolvimento da psicomotricidade infantil. Além de lhe passar conhecimentos e cultura, deve sim contribuir de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, através das suas múltiplas disciplinas, incentivando a prática do movimento em todas as etapas da vida da criança.
A escola, por meio de sua diretoria, equipe pedagógica e professores, incentivar a prática de atividades que permitam às crianças, além de se divertir, criar, interpretar e se relacionar com o mundo em que vivem. Uma das formas mais amplas e ricas são os jogos e as brincadeiras, que devem ocupar um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.
A questão é importante porque nos primeiros anos de vida estudantil a criança busca meios (experiências) em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. Ao ter essa consciência estimulada, a criança compreenderá e terá consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.
Uma das disciplinas mais preponderantes neste sentido, do desenvolvimento da psicomotricidade, é a da educação física, que além de transmitir conteúdos, pode, através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o corpo, a mente, o espírito, a natureza e a sociedade. Desenvolver a consciência corporal é uma forma de desenvolver a afetividade e a personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
Através de jogos e brincadeiras o professor pode sim estimular a relação entre a criança e ela própria e dela com o meio onde vive, pois os jogos estimulam o espírito de equipe, o entendimento e a sintonia entre as pessoas, além do raciocínio e da capacidade de resolução dos problemas.
Isso tudo porque o movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. Assim, é sempre necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento. Isso só será possível através de jogos, de atividades lúdicas, para que se conscientize sobre seu corpo.
Ainda na escola a criança deve ter tempo livre para a recreação, para que desenvolva suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Na recreação entendemos ser preciso sim estimular o desenvolvimento do controle mental da expressão motora da criança, através de atividades que respeitem a maturação biológica de cada um. Isso porque a recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.
Estimular o desenvolvimento da sua organização e estruturação espaço temporal é uma forma de se prevenir problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcionalidade, da lateralidade e do ritmo.
Isso tudo só reforça o fato de que a educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.
Por fim, deve-se priorizar atividades físicas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade, tudo isso visando à formação da sua personalidade.
Dentre as muitas opções, temos atividades como engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre).

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