domingo, 15 de março de 2009

NATUREZA E SOCIEDADE

O relacionamento da sociedade com a natureza não deve ser analizado isoladamente, deve se levar em conta que uma está contida na outra.
A sociedade é, ao mesmo tempo, sujeito e objeto na medida em que destrói e reconstrói.
O relacionamento entre sociedade e natureza é estreito e intenso, e a população precisa entender que já passou o tempo em que sociedade e natureza eram vistas separadamente como se nada interferisse. Entender que o Meio Ambiente não é a floresta que fica no Amazonas ou o Pantanal em Mato Grosso, não é o Oceano Atlântico nem só o deserto do Saara, o Meio Ambiente é sim, o lugar onde vive!
Pensando assim, nós educadores, como formadores de opinião, temos a grande responsabilidade de procurar desenvolver nas crianças de hoje a consciência de que ela faz parte da natureza, está incerida no ambienta, faz parte de um eco sistema e pode influir nele, tanto positivamente como negativamente.
Devemos dar continuidade a um processo de mudança ( processo, que penso ainda ser tímido diante da situação do planeta.) pois ainda hoje encontramos comunidades que pensam na sociedade estando num patamar a cima da natureza, infelizmente.
O trabalho na escola não deve ser restrito às crianças, mas abranger a família e a comunidade na qual está inserida. Devemos sempre ter como ponto de partida as experiências que cada criança trás consigo, seu mundo, seu espaço, sua realidade, sua história, seu conhecimento. Nunca deixando de pensar que tudo isso pode ser ampliado e modificado!
A criança trás consigo valores advindos de sua família que por sua vez interioriza valores de grupos que lhes são próximos. É através das relações sociais que a criança se percebe como pessoa, como componente ativo do ambiente em que vive.
(...) a vivência em comunidades (igrejas, escolas, famíias etc.) abre a possibilidade de aprender a gostar de si próprio e do outro, a viver juntos, a respeitar as diferentes formas de vida existentes no planeta Terra, entre outros. (...) (MOURA, Fundamentos e Metodologias do Ensino da Natureza e Sociedade – UNOPAR – Módulo IV, 2007, p.62).
O trabalho com este eixo temático deve despertar na criança a curiosidade a respeito do mundo a sua volta, percebendo-o não apenas como mundo redondo, mas como um mundo na qual ela faz parte e constrói.
O ambiente que vivemos nos proporciona várias possibilidades de exploração, cabe ao professor apresentá-las. A realidade concreta deve ser valorizada para a criança ter contato com o mundo e entender melhor seu lugar na história e no espaço, reconhecendo, assim a natureza como provedora de bens para sua existência.

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