domingo, 15 de março de 2009

A contribuição da Teoria de Jean Piaget para Educação

Jean Piaget construiu uma Teoria Pedagógica fundada no estudo da evolução do pensamento até a adolescência, procurou entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Investigou o processo de construção do conhecimento.
A partir de todo este conhecimento, revolucionou a maneira de pensar com relação às crianças. Até então a teoria pedagógica tradicional afirmava que as crianças eram “caixas vazias” esperando que os adultos depositassem conhecimento. Com a Teoria de Jean Piaget as crianças passam a construir seu mundo de acordo com o que lhes é oferecido, criando e testando suas teorias.
Jean Piaget ofereceu uma teoria interacionista em contraposição à teoria comportamentalista que existia na época.
Com base na teoria de Piaget a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação. Jean Piaget, dividiu o desenvolvimento da criança em etapas que devem ser respeitadas para um trabalho mais eficiente do ponto de vista pedagógico.
Nesta teoria o professor assume um papel de suma importância, pois é ele quem cria os espaços, disponibiliza materiais e faz a mediação da construção do conhecimento.
Jean Piaget não propõe um método de ensino, mas elabora uma teoria do conhecimento, os resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos. Suas pesquisas têm várias interpretações que se concretizam em propostas didáticas diferentes.
Com a teoria de Piaget a educação tomou um novo rumo, onde os objetivos pedagógicos devem estar centrados no aluno, a aprendizagem é entendida como um processo construido internamente e os conflitos são vistos como algo importante para o desenvolvimento da aprendizagem.

3 comentários:

  1. amei, muito bom , me ajudou bastante ! parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Até agora o site que melhor explica Piaget,muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto foi construído coletivamente? Como cito ele em um trabalho?
    Assim:
    A contribuição da Teoria de Jean Piaget para Educação. Texto extraído da Internet, capturado em 28/09/2016,postado por equipe de alunos do curso de Pedagogia da UNOPAR, Blog Nova Pedagogia, em 15 de março de 2009, disponível em http://modulo7pedagogia.blogspot.com.br/2009/03/contribuicao-da-teoria-de-jean-piaget.html

    ResponderExcluir